A nossa cara

Cineteatro São Luiz está com uma programação especial e gratuita neste mês

0

O Cine-Teatro São Luiz, popularmente conhecido como Cine São Luiz ou Cinema São Luiz, faz uma programação especial durante o mês de março com uma mistura de cinema, música, teatro e as demais linguagens artísticas que hoje usam o palco do equipamento na Praça do Ferreira.

Programação especial tem início amanhã, 2, às 19 horas e vai se estender ao longo do ano, com atividades de várias linguagens artísticas, com a aula-espetáculo ‘’Luiz, câmera, ação’’, com o ator, diretor e dramaturgo Ricardo Guilherme. No palco, o público vai poder reviver memórias do cinema e voltar no tempo para conhecer aspectos históricos de Fortaleza com material iconográfico e sonoro.

Vamos conhecer um pouco mais desse equipamento histórico do estado do ceará:

Teve sua construção iniciada em 1939 pelo Grupo Severiano Ribeiro, sob projeto de Humberto da Justa Menescal. A decoração, o teto e as paredes laterais ficaram a cargo de Osório Pereira e Marcelino Guido Budini. No local, funcionava o Cine Politheama, também do grupo, e era vizinho à residência da família Severiano Ribeiro, que foi parcialmente destruída para abrigar passagem lateral do prédio, na Praça do Ferreira.

O edifício possui um hall, cujas escadarias têm piso e revestimento em mármore de Carrara, além de três grandes lustres de cristal importados da Tchecoslováquia. Tem Tombo Estadual segundo a Lei nº 9.109, de 30 de julho de 1968, através do decreto nº 21.309, de 13 de março de 1991. A edificação passou por algumas modificações para acompanhar as inovações tecnológicas, como a implantação de equipamento de som mais moderno, climatização e adaptação a portadores de necessidades especiais.

Em 1995, o São Luiz passou a ser o principal espaço de apresentação do Cine Ceará. É também espaço para outros festivais de cinema que ocorrem em Fortaleza.

Em 2014, foi revitalizado e reinaugurado pelo Governo do Estado do Ceará, que comprou o cinema, o qual passou a abrigar, ainda, um escritório da Secretaria de Cultura do Ceará.

Veja a programação:

ABERTURA DA PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA

O quê: aula-espetáculo “Luiz, Câmera, Ação” com Ricardo Guilherme e Apresentação StepUP do grupo espanhol aupaQUARTET.

Onde: Cineteatro São Luiz ( Rua Major Facundo, 500 – Centro)

Quando: 2/3, a partir das 19 horas